Denilson Baniwa
Nascido em Barcelos, no interior do Amazonas,Denilson Baniwa é indígena do povo Baniwa. Atualmente, vive e trabalha em Niterói, no Rio de Janeiro. Como ativista pelo direito dos povos indígenas, realiza, desde 2015, palestras, oficinas e cursos, atuando fortemente nas regiões sul e sudeste do Brasil e também na Bahia. Em 2018 realizou a mostra “Terra Brasilis: o agro não é pop!”
Ricardo Basbaum é pesquisador, professor, crítico, escritor, curador, artista-etc, conceito síntese elaborado por ele sobre a atuação complexa do artista na contemporaneidade. Propõe para o Programa de Vídeo a série eu-você: coreografias, jogos e exercícios, constituída por onze vídeos finalizados entre 1999 e 2017. Seu domínio preciso das palavras e interesse comunicacional podem ser conferidos em inúmeros textos e entrevistas presentes na rede, em vídeos, livros e catálogos. Sobre a série, define o artista:
”eu-você: coreografias, jogos e exercícios é um projeto em que convido grupos para vestirem camisas estampadas com os pronomes ‘eu’ e ‘você’. É um trabalho sobre dinâmica de grupo ao qual sempre me refiro como ‘person specific’ ou ‘group specific’. Todas as vezes os resultados diferem, de acordo com as pessoas que participam e os grupos que são constituídos durante o tempo em que praticamos juntos (que pode variar entre um dia e duas semanas). Os resultados são organizados em duas direções diferentes: