Daniel de Paula

vista de "deposição", na 34ª Bienal de São Paulo, 2021

vista de "deposição", na 34ª Bienal de São Paulo, 2021

vista de "circulação", na 34ª Bienal de São Paulo, 2021

vista de instalação na Bienal de Lulea, Suécia, 2024

vista de instalação na Bienal de Lulea, Suécia, 2024

"combustion/production", 2024. Processo de instalação, Kiruna city square, Suécia

vista de "infraestrutura, instituição, indivíduo", individual na Galeria Jaqueline Maritins, São Paulo, 2023

vista de "infraestrutura, instituição, indivíduo", individual na Galeria Jaqueline Maritins, São Paulo, 2023

vista de "infraestrutura, instituição, indivíduo", individual na Galeria Jaqueline Maritins, São Paulo, 2023

vista de "veridical shadows, or the unfoldings of a deceptive physicality", individual na Galeria Jaqueline Maritins, Bruxelas, 2021

vista de "veridical shadows, or the unfoldings of a deceptive physicality", individual na Galeria Jaqueline Maritins, Bruxelas, 2021

vista de instalação da 16ª Bienal de Lyon, França, 2022

vista de "campo de ação/ campo de visão", na exposição "MASP - Avenida Paulista", São Paulo, 2017

vista de "testemunho", em exposição na Galeria Leme, São Paulo, 2015

vista de "testemunho", em exposição na Galeria Leme, São Paulo, 2015

Brasileiro (Boston, EUA), 1987 \ Vive e trabalha entre São Paulo, Brasil e Amsterdã, Holanda

As múltiplas proposições de Daniel de Paula intencionam refletir sobre a produção do espaço enquanto reprodução de dinâmicas de poder, revelando investigações sobre as estruturas políticas, sociais, econômicas, históricas e burocráticas que moldam relações e lugares. Através de uma postura que não se encarcera aos domínios da arte, sua prática deixa-se intersectar por noções da geografia humana e física, evidenciando seu interesse em compreender os sistemas ideológicos abstratos dominantes, como o capital, a propriedade, o trabalho e a produção de valor, escondidos no interior da fisicalidade que nos circunda.

Por meio de estratégias como negociações extensas com órgãos públicos e privados para a apropriação, deslocamento e recontextualização de objetos, além de interações com agentes constitutivos do espaço expositivo, seus procedimentos acabam por enfatizar a materialidade como uma linguagem a ser criticamente interpretada. Esta materialidade se torna uma chave de interpretação do mundo e dos vetores violentos sócio-políticos que conferem sentido às nossas vidas.

Em 2024, apresentou trabalhos comissionados para a Bienal de Lulea: “On the threshold of 1:1”, na Suécia, incluindo uma instalação permanente na cidade de Kiruna. Exposições individuais recentes incluem infreaestrurura, instituição, indivíduo, na Galeria Jaqueline Martins, São Paulo, Brasil (2023), inalienable, imprescriptible and unseizable, LABOR Gallery, Ciudade do México, México (2023); Repose, The Arts Club of Chicago, EUA (2022), veridical shadows, or the unfoldings of a deceptive physicality, Galeria Jaqueline Martins, Bruxelas, Bélgica (2021); and materiality becomes nothing but a mere representation of a structure of dominance, Lumen Travo Gallery, Amsterdã, Holanda (2020); the control of things over subjects is the control of subjects over themselves, Galeria Francesca Minini, Milão, Itália (2019); estrutura insuperável, Kunsthal Gent, Bélgica (2019); a forma condutora de fluxos dominantes, Galeria Jaqueline Martins, São Paulo, Brasil (2017); testemunho, Galeria Leme, São Paulo, Brasil (2015) e objetos de mobilidade, ações de permanência, White Cube Gallery, São Paulo, Brasil (2014).

Suas obras também foram inclusas em mostras institucionais recentes como On the threshold of 1:1, Bienal de Luleå, Suécia (2024) manifesto of fragility, 16 ª Bienal de Lyon, França (2022) Fear of Property, The Renaissance Society, Chicago, EUA (2022), Faz escuro mas eu canto, 34ª Bienal de São Paulo, Brasil (2021), Brasile. Il coltello nella carne, Padiglione d’Arte Contemporanea, Milão, Itália (2018), Matriz do Tempo Real, MAC, São Paulo, Brasil (2018); Avenida Paulista, MASP, São Paulo, Brasil (2017); Metrópole: Experiência Paulistana, Estação Pinacoteca, São Paulo, Brasil (2017); ARTE PARA TODOS! Liberação e Consumo, Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil (2016), Nós entre os Extremos, Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil (2015); Da próxima vez eu fazia tudo diferente, PIVÔ, São Paulo, Brasil (2012).

Obras

Forma, 2024

Testemunhos de rocha resultantes de sondagens geotécnicas executadas para obras públicas de mobilidade no Brasil, andaime tubular equipado, abraçadeiras, deslocamento do escritório da galeria, força de trabalho da equipe da galeria, conexão de internet e exemplar diário de jornal
Unique
420 x 440 x 490 cm

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fetiche / feitiço (da série anti-epifania), 2023

negociação, acrílica liquitex sobre tela, odor cadavérico utilizado para adestramento de cães farejadores de corpos empregados por equipes de emergência em contextos de desastres infraestruturais, chassi de alumínio e etiqueta patrimonial
Unique
25,4 x 33 x 4 cm

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estrutura espacial indissociável, 2019

negociação, testemunhos de rocha resultantes de sondagens geotécnicas coletados em obras públicas de mobilidade urbana e geração de energia, tubos de latão e braçadeiras multidirecionais
Unique
95 x 135 x 85 cm

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sem autocrítica tudo é auto promoção / apenas autocrítica é auto aniquilação (da série anti-epifania), 2023

negociação, acrílica liquitex sobre tela, odor cadavérico utilizado para adestramento de cães farejadores de corpos empregados por equipes de emergência em contextos de desastres infraestruturais, chassi de alumínio e etiqueta patrimonial
Unique
55 x 90 x 4 cm

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estrutura espacial indissociável, 2019

negociação, testemunhos de rocha resultantes de sondagens geotécnicas coletados em obras públicas de mobilidade urbana e geração de energia, tubos de cobre e braçadeiras multidirecionais
Unique
50 x 50 x 25 cm

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+ / – (da série anti-epifania), 2023

negociação, acrílica liquitex sobre tela, odor cadavérico utilizado para adestramento de cães farejadores de corpos empregados por equipes de emergência em contextos de desastres infraestruturais, chassi de alumínio e etiqueta patrimonial
Unique
25,4 x 33 x 4 cm

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power-flow, 2021

Fulgurito, cabo de dados subterrâneos de infraestrutura, suporte de montagem de antena de alta frequência e lacres de alumínio
Unique
130 x 40 x 25 cm

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fetiche-feitiço, 1865-ongoing

Sombra (de placa de cobre gravada utilizada para impressão indireta em cerâmica anteriormente em uso na fábrica de porcelana e vidro Petrus Regout & Co. em 1865 durante especulada visita do filósofo Karl Marx às instalações da fábrica), contrato legal assinado pelo artista e potencial comprador contendo acordo de venda e um certificado de autenticidade da sombra
Unique
Dimensões incomensuráveis

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power-flow, 2019

Fulgurito, cabo de energia de infra-estrutura e tirantes
Unique
43 x 8 x 10 cm

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deceptive physicality, veridical shadows, 2021

Colagem de anúncios publicitários de relógios posicionados em locais comumente usados para a colocação de relógios de parede
Unique
31 x 52 cm

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Abstract time, 2019

Relógio de pulso de trabalhador morto com funcionamento no sentido anti-horário e dinheiro equivalente ao salário mínimo mensal
3/3
6,5 x 4 x 33 cm

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deceptive physicality, veridical shadows, 2021

Colagem de anúncios publicitários de relógios posicionados em locais comumente usados para a colocação de relógios de parede
Unique
27 x 41,5 cm

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circulação, 2019

Vídeo - negociação
apropriação e compilação de vídeos de drones e inspeções aéreas de infraestruturas de comunicação de dados, extração de recursos naturais e geração de energia
Edição: 1/5
Duração em aberto — em processo contínuo de adição de imagens — atualmente em 00:30:49

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obscuration, 2021

Video-negociação
apropriação e compilação de imagens de inspecção de drones para tanques de água de lastro, óleo e gás em navios cargueiros
Edição: 1/5
Duração: 00:38:09 (duração em aberto - em processo contínuo de adição e edição de filmagem)

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acumulação, 2019

Vídeo - compilação de inspeções de vídeo de poços de extração de petróleo, água, energia geotérmica e gás (editado e compilado de acordo com profundidade respectiva da câmera)
Edição: 5/5 + 1 A.P.
Duração em aberto — em processo contínuo de adição de imagens — atualmente em 01:36:08

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crash, da série verblist, 2019

Inscrição em folha de ouro de verbos de ação do mercado financeiro na placa de mármore Rouge de Rance selada com óleo de soja
Unique
28 x 44 x 5 cm

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período, 2018

Testemunhos de rocha resultantes de sondagens geotécnicas para obras públicas de estruturas de produção de energia, andaime tubular equipado, luvas de emenda e correia transportadora previamente utilizada por refinadora de alumínio
Unique
62 x 135 x 10 cm

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sistema de órbitas, 2015

Fragmento de meteorito encontrado sobre solo brasileiro, exemplar de jornal impresso do dia com maior circulação no país [diariamente substituído] e trajetórias percorridas por ambos
A.P. 2/2
3 x 32 x 29 cm

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