Em sua prática artística, Maria explora as relações entre seus ofícios, o de artista e de galerista. Seus trabalhos direcionam questionamentos de ordem tanto poética, quanto prosaica: questões básicas de sobrevivência e de atuação no campo arte. Através de objetos, desenhos, instalações, vídeos e apropriações, Maria Montero propõe um espaço para a metalinguagem, se debruçando sobre a própria arte para fazê-la. O que move sua prática são os artistas que representa como galerista, as aflições do mercado, aulas, anotações, observações e as possibilidades de produção de ficções e fricções a partir de uma atividade conceitual.
Fundadora do espaço experimental de residência artística Phosphorus (2011-2014), em imóvel localizado na primeira rua de São Paulo, Maria fundou em 2014, no mesmo local, a Sé Galeria, uma artist run gallery formada por um time de artistas com sólida trajetória artística e acadêmica e que, em sua maioria, adentraram o mercado de arte através da galeria. Em seu trabalho como galerista busca realizar o acompanhamento dos artistas que representa, propondo projetos de exposições que privilegiem o pensamento crítico, conceitual e experimental. É através da intimidade com os artistas e suas obras que delineia os contornos de sua atuação.
Maria cursou Art Psychotherapy na Goldsmiths College, em Londres (1998), e é graduada (2020) em Arte: História, Crítica e Curadoria pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Em 2017 realizou a individual “Sobrevivência dos Vagalumes” na Sé galeria e em 2018 participou da exposição coletiva “Mulheres na Coleção do Mar”. Em 2019 realizou a individual “8 movements” na Galeria Simon Preston, Nova York.
canetas staedler e tombow sobre papel fabriano ecológico 200g
23 x 32 cm (com moldura)
sapato e pedra revestidos de cobre e banhados de latão
20 x 25 x 25 cm
relógios despertadores mecânicos, pintura automotiva, microfones de contato e sistema de som
Medidas variáveis
panelas de alumínio e pintura automotiva
170 x 50 x 40 cm
Fotografia impressa em papel Hahnemühle
44 x 32 x 4 cm (conjunto de 12 peças)
impressão em papel fotográfico montado em metacrilato
edição de 28 + 2 PA
29 x 20 cm
Balde de metal, guache e água fria
Edição de 3 + 1 PA
50 x 40 x 50 cm
instalação com tiaras bordadas, mesa de camelô e apropriação de folhas de caderno de vendedora ambulante
dimensões variáveis
desenho, impressão sobre acetato e placas de acrílico
edição de 3 + PA
29,7 X 21 X 4 CM