Ana Mazzei combina formas orgânicas e figurativas com uma sensibilidade geométrica precisa, em obras que muitas vezes resultam em uma referência ao legado construtivo dos movimentos modernistas tardios do Brasil, especialmente das vanguardas concretista e neoconcretista. As esculturas coloridas de Mazzei – que podem ser exibidas individualmente ou em grupos – lidam com a ficção em um formato aberto, frequentemente fazendo referência a figuras e passagens do teatro, da literatura, da mitologia e de seu próprio universo pessoal, sem nunca revelar nenhuma referência de forma óbvia. Mesmo quando usam referências radicalmente diferentes, as obras da artista contam histórias que são gravadas em um território íntimo que Mazzei constrói, aparentemente para encontrar significado na vida contemporânea e em sua experiência vertiginosa.
Em novembro de 2024, Mazzei apresenta a individual “Cenas de jardim”, na Martins&Montero, São Paulo. Em 2023, apresentou a individual “Love Scene, Crime Scene”, na gb agency Paris. Exposições individuais e coletivas recentes incluem “Vai, vai, saudade”, Museo Madre, Napoli (2024); “The Disagreement: A theatre of statements”, Neuer Kunstverein Wien, Viena (2024); “Uma cadeira é uma cadeira é uma cadeira”, Galeria Luisa Strina, São Paulo (2024); “The Bridge Project”, Galpão Cru, São Paulo (2023); 37º Panorama de Arte Brasileira no MA M-São Paulo (2022); “Vestigios de un pasado posible”, MARCO, Monterrey (2022); “Flávio de Carvalho Experimental”, Sesc Pompéia (2022); Americas Society, New York (2022); Glasgow Internationa (2021); “Drama O’Rama”, Sesc Pompéia (2019); “Histórias Feministas”, MASP, São Paulo (2019); 14º Bienal de Cuenca, Equador (2018); “Corpo-parede”, MAM-São Paulo (2018); 32ª Bienal Internacional de São Paulo (2016). Foi selecionada como artista residente na Cité Internationale des Arts, Paris; GASWORKS, Londres; CAC, Noisy-Le-Ses; Sculpture Studios, Glasgow.
BRONZE, PÁTINA, TINTA À ÓLEO, MADEIRA E FIO DE COBRE
UNIQUE
200 X 78 X 53 CM
Bronze, pátina, madeira garapeira e óleo de madeira (polisten sayerlack castanheira)
Unique
65 x 80 x 24 cm
Bronze, pátina, madeira e óleo de madeira (polisten sayerlack castanheira)
Unique
74 x 87 x 29 cm
Bronze, pátina, madeira garapeira e óleo de madeira (polisten sayerlack castanheira), óleo sobre tela
Unique
65, 5 x 28 x 7 cm
Cena de jardim, Martins&Montero. São Paulo, Brasil
Love Scene, Crime Scene, gb agency. Paris, França
Meta-linha: Ana Mazzei e Raúl Díaz Reyes, Galeria Jaqueline Martins. São Paulo, Brasil
Thinking: Two Heads, Galeria Jaqueline Martins. Bruxelas, Bélgica (com Fabian Peake)
"Drama O’Rama", SESC Pompéia. São Paulo, Brasil
Is-Montage, Carlos/Ishikawa. Londres, Inglaterra
Antechamber, Green Art Gallery. Dubai
Corpo Parede, MAM. São Paulo, Brasil
DramaFobia, Galeria Jaqueline Martins. São Paulo, Brasil
Ghost Studies, Almine Rech Gallery. Nova York, EUA
Moving in atraight lines, Fundacion Saludarte. Miami,
EUA
Demasque et nu, Galerie Emmanuel Herve. Paris, França
Speech about the sun, Galeria Davide Gallo. Milan, Itália
O monólito e a Sentinela, Pivô. São Paulo, Brasil
Avistador de Pássaros, Centro Cultural São Paulo. São
Paulo, Brasil
Se disser que fui Passaro, Galeria Jaqueline Martins. São
'Paulo, Brasil
Et nous, nous marchons inconnus, Galerie Emmanuel
Herve. Paris, França
Couvert de Son Manteau Couleur Safran, La Maudite.
Paris, França
Ela caminha em direção à fronteira, Galeria Zipper. São
Paulo, Brasil
Amigo estranho, Galeria Polinesia. São Paulo, Brasil
Vai, Vai, Saudade, Madre Napoles. Napoles, Itália
The disagrement: A theatre of statements, Nauer
Kunstverein Wien. Viena, Áustria
Uma cadeira é uma cadeira é uma cadeira, Galeria
Luisa Strina. São Paulo, Brasil
Dobras no Tempo, Casa Gabriel. São Paulo, Brasil
Museum, Instituto Artium. São Paulo, Brasil
Mapa da estrada: novas obras no acervo da
Pinacoteca de São Paulo, Pina_, São Paulo, Brasil
El ensanble del ocaso, MARCO Monterrey, Ciudad de
México, México
37º Panorama da Arte Brasileira: Sob as cinzas, brasa,
Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo,
Brasil
Glasgow International. Gasglow, Escócia
Do Sagrado e do Profano, Galeria Karla Osório.
Brasília, Brasil
Four Flags, Galeria Jaqueline Martins. São Paulo,
Brasil
Da Humanidade, Museu Brasileiro de Arte, FAAP. São
Paulo, Brasil
Estratégias do Feminino, Farol Santander. Porto Alegre,
Brasil
Comigo ninguém pode, Galeria Jaqueline Martins. São
Paulo, Brasil
Histórias Feministas, MASP. São Paulo, Brasil
Palavras somam, Museu Brasileiro de Arte, FAAP. São
Paulo, Brasil
Perdona que no te crea, Carpintaria Fortes D’aloia &
Gabriel. Rio de Janeiro, Brasil
Beleza e Devastação, Solar dos Abacaxis. Rio de
Janeiro, Brasil
XIV Bienal Internacional de Cuenca, Cuenca, Equador
Brasile. Il coltello nella carne, Padiglione d’Arte
Contemporanea. Milão, Itália
Especular, Galeria Jaqueline Martins. São Paulo, Brasil
I AM HE AS YOU ARE SHE AS YOU ARE ME, House of
Egorn. Berlim, Alemanha
Theatre of the Absurd, Green Art Gallery. Dubai
Unanimous Night, Contemporary Art Centre. Vilnius,
Lituânia
Neither, Mendes Woods Gallery. Bruxelas, Bélgica
32ª Bienal Internacional de São Paulo: Incerteza Viva.
São Paulo, Brasil
Quadro, Requadro, Instituto Tomie Othake. São Paulo,
Brasil
Encruzilhada, Parque Lage. Rio de Janeiro, Brasil
Tudo que é sólido desmancha no ar, Galeria Jaqueline
Martins. São Paulo, Brasil
Carne da minha perna, Galerie Emmanuel Hervé. Paris,
França