Jan De Maesschalck observa, seleciona, interpreta e fantasia para criar suas próprias pinturas. As figuras e os cenários exibidos nas obras de Jan são fragmentos retirados da história da arte, de fotografias, de revistas e de sua própria vida pessoal. Seu histórico como desenhista de jornais e revistas de arte traz um conjunto único de influências para sua prática artística, destacando suas composições dinâmicas, habilidades de observação, versatilidade em diferentes meios, comentários sociais e precisão nos detalhes.
O fascínio de De Maesschalck pela luz, sombra e pelos Antigos Mestres, além de seu olhar meticuloso, dá o tom de suas pinturas intimistas. Carregadas com uma paleta de cores sedutora e conteúdo ousado, suas pinturas são enigmáticas, sedutoras e evocativas, convidando os espectadores a embarcar em uma jornada de interpretação.
Suas obras trazem uma perspectiva contemporânea para a rica herança artística da pintura belga, criando obras cativantes que ressoam tanto com as tradições locais quanto com as influências globais.
Em 2024, apresentou uma individual na Galeria Jaqueline Martins, em Bruxelas. Suas obras foram exibidas em exposições no Museu Berardo em Lisboa, Musée d’Art Contemporain em Marselha, Phoenix Art Museum em Phoenix, Mu.ZEE em Ostend, Museum Dr Guislain em Ghent, De Warande em Turnhout, Museum of Ixelles e Centre for Fine Arts em Bruxelas. Seu trabalho faz parte de coleções particulares e institucionais, como MOCA em Los Angeles, Museum Dr. Guislain em Ghent e Mu.ZE.