Jota Mombaça

vista de "MATERIAL GIRL/ ALL THAT YOU TOUCH", individual no Centre D'Art Contemporain Genève, Suíça, 2024

vista de "MATERIAL GIRL/ ALL THAT YOU TOUCH", individual no Centre D'Art Contemporain Genève, Suíça, 2024

vista de "MATERIAL GIRL/ ALL THAT YOU TOUCH", individual no Centre D'Art Contemporain Genève, Suíça, 2024

vista de "Não esqueço nunca mais", instalação apresentada no MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa, Portugal, 2024

vista de "Não esqueço nunca mais", instalação apresentada no MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa, Portugal, 2024

vista de "por isso muito cuidado", na coletiva "In and Out of Place: Land after information 1992-2024", Kunstverein Hamburg, Alemanha, 2024

vista de "A CERTAIN DEATH/ THE SWAMP", individual no CCA Berlim, Alemanha, 2023

vista de "A CERTAIN DEATH/ THE SWAMP", individual no CCA Berlim, Alemanha, 2023

vista de "My Oma", coletiva no Kunstinstituut Melly, Alemanha, 2023

vista de "GHOST 7 (#1 - #7): FRENCH HISTORICAL MALADIE" na exposição "Le bruit de la chair. Partition pour Gina Pane", Frac des Pays de la Loire, Nantes, França, 2023

vista de "GHOST 7 (#1 - #7): FRENCH HISTORICAL MALADIE" na exposição "Le bruit de la chair. Partition pour Gina Pane", Frac des Pays de la Loire, Nantes, França, 2023

vista de "I Have Nothing Beautiful to Give", na coletiva "Illiberal Lives", Ludwig Forum Aachen, Alemanha, 2023

vista de "Sinking Ship/ Prosperity", individual na KADIST San Francisco, EUA, 2022

vista de "Sinking Ship/ Prosperity", individual na KADIST San Francisco, EUA, 2022

registro de "What is coming for you is only dawn", performance apresentada no IASPIS Konstnärsnämnden, Estocolmo, Suécia, 2022

registro de "What is coming for you is only dawn", performance apresentada no IASPIS Konstnärsnämnden, Estocolmo, Suécia, 2022

vista de "Sinking could be", apresentada em exposição no De Appel, Amsterdã, Holanda, 2022

registro de "In the tired watering", performance apresentada na Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, Veneza, Itália, 2022

registro de "In the tired watering", performance apresentada na Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, Veneza, Itália, 2022

registro de "In the tired watering", performance apresentada na Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, Veneza, Itália, 2022

registro da performance "Spell to become invisible", em colaboração com Musa Michele Matiuzzi, para o projeto "Rethinking the Aesthetics of the Colony at NGO - Nothing Gets Organized", Joanesburgo África do Sul, 2019-2020

vista de "Pavement #1", no "Frestas Trienal de Artes", SESC Sorocaba, São Paulo, Brasil, 2021

Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, 1991 \ Vive e trabalha entre Lisboa, Portugal, e Amsterdã, Holanda

Jota Mombaça é uma artista interdisciplinar cujo trabalho deriva da poesia, da teoria crítica e da performance. A matéria sonora e visual das palavras desempenha um papel importante em sua prática, assim como a resiliência, a capacidade de memória e a efemeridade dos materiais. Seu trabalho geralmente está relacionado à crítica anticolonial e à desobediência de gênero. Por meio da performance, da ficção visionária e das estratégias situacionais de produção de conhecimento, ela pretende ensaiar o fim do mundo como o conhecemos e a figuração do que virá depois que desalojarmos o sujeito colonial moderno de seu pódio.

Em 2020, Mombaça recebeu a bolsa de estudos Pernod Ricard em Paris e o cargo de escritora residente na Nottingham Contemporary. Suas exposições individuais recentes incluíram os projetos A METHOD/ GRIEVING TIME, West Den Haag (2024); MATERIAL GIRL/ ALL THAT YOU TOUCH, Centre D’Art Contemporain Genève (2024); SABERÁ/ As filhas do menor chuvisco, Martins&Montero (2024), A CERTAIN DEATH/THE SWAMP, CCA Berlin – Center for Contemporary Arts (2023); e THE SINKING SHIP/PROSPERITY, Kadist San Francisco (2022). Seu trabalho visual e performático foi incluído em exposições coletivas institucionais, como a 60th International Art Exhibition of La Biennale di Venezia, com curadoria de Adriano Pedrosa (2024); Black Ancient Futures, MAAT Lisboa (2024); In and Out of Place. Land after Information 1992 – 2024, Kunstverein Hamburg (2024); Passos do encantamento: Bienal das Amazônias (2024); Echoes Unbound, na Foundation Beyeler (2024); La bruit de la chair, FRAC des Pays de La Loire (2023); El terremoto esta intacto, Fundació Miro (2023); My Oma, Kunstinstituut Melly (2023); Bad Timing – or How to Write History Without Objects, DEN FRIE Centre of Contemporary Art (2023); 22ª Bienal de Sydney, NIRIN (2020); More, More, More, TANK SHANGHAI (2020); o 46º Salon de Artistas na Colômbia (2019); a 34ª Bienal de São Paulo, Though it’s dark, still I sing (2021), entre outras. Seu trabalho está incluído na Coleção Kadist, bem como na coleção GfZK (Leipzig, DE).

Como escritora, Mombaça é autora de Ñ V NOS MATAR AGORA, uma coletânea de textos publicada pela EGEAC (Portugal, 2019) e pela Editora Cobogó (Brasil, 2021). Além disso, teve seus ensaios e textos ficcionais incluídos em publicações institucionais como The Contemporary Journal, Afterall, Le Magazine – Jeu de Paume, Terremoto.Mx, HAU 3000, Revista Piseagrama, entre outras.

Obras

Seu sangue é terra que ninguém pisa, 2024

Vídeo
Edição: 3/4 + 1 A.P + 1 E.C
18’45”

Consultar

THE BIRTH OF URANA REMIX, 2020

Vídeo
Edição: 3/4 + 1 P.A + 1 E.C
27’47”

Consultar

Waterwill, 2022

documentação em vídeo dos processos de naufrágio em Veneza, Rio de Janeiro, São Francisco e Amsterdã e som
Edição: 3/4 + 1AP + 1E.C
11’09”

Consultar

untitled (yes, i am afraid), 2023

Carvão e pó sobre papel montado em estrutura de metal
Unique
Dimensões variáveis (desenho 41 x 30 cm)

Consultar

rain catcher #3, 2023

Argila de cerâmica
Unique
37 x 30 x 41 cm

Consultar

Dolphin (take me with you), 2023

Carvão e pastel oleoso sobre papel, base de metal
Unique
180 x 60 x 50 cm

Consultar

Djanira #1, 2024

CERÂMICA QUEIMADA, MESCLA E ARGILAS
UNIQUE
24,5 X 18 CM

Consultar

Por isso muito cuidado, 2024

CARVÃO TINGIDO SOBRE TELA
UNIQUE
280 X 430 CM

Consultar

Djanira #2, 2024

Cerâmica queimada, mescla e argilas
Unique
25 x 16 cm

Consultar

rain catcher #4, 2023

Argila de cerâmica
Unique
35 x 30 x 20 cm

Consultar

mud embankment, 2023

Carvão e pigmento sobre papel
Unique
75,5 x 105 cm

Consultar

rain catcher #0, 2023

Argila de cerâmica
Unique
11 cm x 11 cm x 84 cm

Consultar

heat wave over the pacific (el niño), 2023

Carvão e pigmento sobre tela
Unique
81 x 70,5 cm

Consultar

Until the last morning, 2023

Vídeo
Edição: 1/4 + 1AP + 1E.C
13’51”

Consultar

anticipation (at dawn), 2023

Carvão, tinta óleo sobre tela
Unique
130 x 198 cm

Consultar

Canal

Entrevista para KADIST São Francisco, 2023

Canal

Entrevista para a 34ª Bienal de São Paulo, 2021

Canal

Entrevista de Jota Mombaça para a Pinacoteca do Ceará, 2024

Canal

Não vão nos matar agora, 2021

com Jota Mombaça, Hélio Menezes e Leda Martins

Canal

Letter for the Preta Reader of the End of Times - Jota Mombaça and Musa Matiuzzi, 2019

anterior
próximo

Exposições

Jota Mombaça

YOU WILL KNOW/ THE DAUGTHERS OF THE DRIEST RAIN

Bruxelas
13.04 — 25.05.2024

Jota Mombaça

SABERÁ/AS FILHAS DO MENOR CHUVISCO

São Paulo
03.04 — 11.05.2024

Publicações

Consultar
Galeria




    Consultar a galeria sobre obras disponíveis de Jota Mombaça