Juraci Dórea

Breveterno: Notas para uma lírica político-mística da estiagem

São Paulo
03.10 — 25.01.2025
org.: Deyson Gilbert

ser tão forja quanto a seca

tão cego quanto o ventre

tão oco quanto o couro, o furo e a bala

ser tão sino quanto o osso

tão igreja quanto a chuva

tão hóstia quanto o bode

tão taça quanto a seriema, o cacto e a faca

 

e lá

no despencar daquelas noites

(das guerras, das pedras, dos montes e dos santos)

ser a mariposa despetalada nas placas tectônicas da chama

a vitória do plexo contra a adaga perfumada de sol

o balear-se do sono recôncavo de aço no antro das grutas dos angicos em brasa

 

e lá

depois

por fim

(dos tempos, das coisas e dos mundos)

ferver na cacimba cerrada do punho, da pálpebra e da língua

o trancelim das preces crivadas de curva

a geometria sonífera dos bois emplumados

a batata do umbu que dorme silente no imo

 

7 cruzes

7 círculos

7 luas

 

cento e cinquenta e seis quadrados negros sobre o fundo branco das estrelas de nata

Trio Elétrico 04, 1990

Carvão sobre tela
Unique
131 x 92 cm

Dueto 02, 2024

Madeira, couro, metal, IKB
Unique
80 x 60 x 10 cm

Carta 260.789 (Carta para Ângela 01), 1989

Carvão e tinta PVA sobre tela
Unique
210 x 150 cm

Teréns 04, 2023

Couro, pigimento e exemplar do livro Mirantes
Unique
25 x 45 x 19 cm

Time is money 05, 2024

Acrílica sobre cerâmica
Unique
15 x 15 cm

Solo de clarineta 02, 2024

Esterco de gado
Unique
32 x 29 x 8 cm

Projeto Terra: Escultura do Tanque Novo (Tapera – São Gonçalo dos Campos – Bahia), 1988

Impressão fotográfica
Unique/vintage
18 x 24 cm / 50 x 56 cm

Projeto Terra: Escultura do Raso da Catarina entre Jeremoabo e Paulo Afonso – Bahia, 1984

Impressão fotográfica
Unique/vintage
18 x 24 cm / 50 x 56 cm

Projeto Terra: Escultura do Milharal de Zé Botoco (Tapera – São Gonçalo dos Campos – BA), 1988

Impressão fotográfica
Unique/vintage
18 x 24 cm / 50 x 56 cm

Anjanil, 1975

Tapera, S/d

Casa de Edwirges, 1988

Escultura de Tapera, 1989