Maria Thereza Alves

vista de "Seeds of change", Parsons School of Design, Nova York, EUA, 2017

vista de "Seeds of change", Parsons School of Design, Nova York, EUA, 2017

vista de "Seeds of change", Parsons School of Design, Nova York, EUA, 2017

vista da exposição "Jimmie Durham & Stick in the Forest by the Side of the Road", KAZimKuBa, na documenta 15, Kassel, 2022

vista da exposição "Jimmie Durham & Stick in the Forest by the Side of the Road", KAZimKuBa, na documenta 15, Kassel, 2022

vista de "Quando aqui era aqui", na 11ª Mostra 3M, Parque Ibirapuera, São Paulo, Brasil

vista de "Refuge of Beings at Tafawa Balewa Square", instalação na Bienal de Lagos, 2024

vista de "Refuge of Beings at Tafawa Balewa Square", instalação na Bienal de Lagos, 2024

vista de "A Ballast Flora Garden", High Line, Nova York, EUA, 2018

vista de "Nowhere", University of Toronto Art Centre, Canadá, 2018

vista de "A possible reversal for missed oportunities", na 32ª Bienal de São Paulo, Brasil, 2016

vista de "To see the forest standing", apresentado na Serpentine Gallery e 15ª Bienal de Cuenca

vista de "To see the forest standing", apresentado na Serpentine Gallery e 15ª Bienal de Cuenca

vista de "Decolonizing Botany Jevy Jeajpo-Pyra Temiti-Tyre", Museo Madre Napoli, Itália, 2021

São Paulo, Brasil, 1961 \ Vive e trabalha entre Nápoles, Itália, e Berlim, Alemanha

Maria Thereza Alves tem trabalhado e exposto internacionalmente desde os anos 1980, criando um corpo de trabalho que investiga as circunstâncias de determinadas regiões para testemunhar as histórias silenciadas. Seus projetos são pesquisados e desenvolvidos a partir de suas interações com os ambientes físicos e sociais dos lugares onde vive, ou visita para exposições e residências. Estes projetos começam em resposta às necessidades locais e se desenvolvem através de um processo de diálogo que muitas vezes é facilitado entre as realidades materiais e ambientais e as circunstâncias sociais.

Recentemente, Alves apresentou projetos comissionados para a edição de 2024 da Bienal de Lagos. Em 2023, realizou individual na Galeria Jaqueline Martins, em São Paulo e, no mesmo ano, apresentou pela primeira vez na América Latina o projeto LABINAC, coletivo de design fundado por ela e o artista Jimmie Durham. A exposição aconteceu simultaneamente na Casa Zaslzupin e na Galeria Jaqueline Martins. Participou de importantes exposições internacionais como as edições 13 (2012) e 15 (2022) da Documenta de Kassel; Bienal Panamericana de Quito (2021); Bienal de Ural (2021); Bienal de Sydney (2020); Bienal de Toronto (2019); Manifesta 12 em Palermo e 7 em Trento; Bienal de São Paulo (2016 e 2010); 8a Bienal de Berlin; Bienal de Sharjah (2017); Bienal de Taipé (2012); 10a Bienal de Lyon (2009); 3a Trienal de Guangzhou (2008); e 2a Bienal de Havana (1986), entre outros. A artista foi premiada pela Vera List Prize para Arte e Política na edição 2016-2018.

Em 1978, como membro do Conselho Internacional do Tratado Indígena, Alves fez uma apresentação oficial das violações dos direitos humanos da população indígena do Brasil na Comissão de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Alves foi um dos membros fundadores do Partido Verde de São Paulo, em 1987. Seu livro mais recente é Thieves and Murderers in Naples: A Brief History on Families, Colonization, Immense Wealth, Land Theft, Art and the Valle de Xico Community Museum in Mexico.

Obras

Jumping Spider/Papa Mosca – Arnoliseus hastatus, da série Council of Beings, 2022

Aquarela sobre papel
Unique
56,5 x 76,5 cm

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Seres Morros, 2021

Aquarela sobre papel
Unique
70 x 100 cm

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Tree Frog/Pereca – Scinax perpusillus, da série Council of Beings, 2022

Aquarela sobre papel
Unique
56,5 x 76,5 cm

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Recapturing Water, 2017

Impressão sobre papel mulberry
Unique
67 x 100 cm

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El Regreso de un Lago / The Return of a Lake, 2012

Livro
Multiple
33 x 28 x 6,5cm

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Recapturing Water, 2017

Impressão sobre papel mulberry
Unique
145 x 221 cm

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Rio Doce: Sweet No More, 2017

Escultura, linho e acrílica
Unique
165 x 337 cm

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Home, 1983

Escultura, técnica mista
Unique
48 x 31 cm / 63 x 12 cm

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Light Intensity Map. Standing on Olympiaberg Facing East / Southeast Munich, 1998

Carvão sobre papel
Unique
127 x 357 cm

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Cloudstone (Rose), 2020

Vidro soprado à mão, latão, luminária, cabo
Unique
30 x 30 x 30 cm

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Embraced Chair (Thonet), 2022

Latão, madeira
Multiple
91 x 54 x 51 cm

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Forms of Life, 2018

Vidro murano
Unique
38 x 38 x 37 cm

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Publicações

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Galeria




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