Em seu trabalho, a invisibilidade é carregada de camadas íntimas, geográficas e históricas, encontrando linhas poéticas que se estendem além do domínio das especulações e realidades existentes. Para H. Boutros, cada exposição é uma nova geografia que reformula a realidade.
H. Boutros foi residente no Le Pavillon, Palais de Tokyo, Paris (França) e pesquisador na Jan van Eyck Academie, Maastricht (Holanda). Em 2020, a S.M.A.K., na Bélgica, sediou sua primeira exposição institucional na Europa, “The Sun Is My Only Ally”, posteriormente apresentada no Centro de Arte Contemporânea La Criée (2022), na França. Sua primeira monografia, preparada em conjunto pela S.M.A.K Ghent e pelo centro de arte contemporânea La Criée, publicada pela Mousse Publishing, foi lançada em 2022.
Seu trabalho foi exibido internacionalmente: The 12th International Istanbul Biennial, Istambul, Turquia / Palais de Tokyo, Paris, França / Punta della Dogana, Veneza, Itália / Centre Pompidou – Metz, França / S.M.A.K. Museum, Gent, Bélgica / Fondation Vincent Van Gogh, Arles, França / Home Works 8 and 9, Ashkal Alwan, Beirute, Líbano / CCS Bard College, Nova York, EUA / 3ª Bienal da Bahia, Salvador, Brasil / 1ª Bienal de Yinchuan, Yinchuan, China / CCA, Varsóvia, Polônia / More Konzeption Conception Now, Morsbroich Museum, Leverkusen, Alemanha / Barjeel Art Foundation, Sharjah, Emirados Árabes Unidos / Beirut Art Center, Beirute, Líbano / La Criée Centre for Contemporary Art, France Marres, Maastricht, Holanda. A instalação permanente “Sueur d’étoile”, que ele realizou com a dançarina francesa de étoile Marie-Agnes Gillot, inaugurada em 2016, continua em exibição no Palais de Tokyo, Paris, França.
As obras de Charbel-joseph H. Boutros estão nas coleções do S.M.A.K. Museum, Ghent / CNAP, Paris, França / Barjeel Art Foundation, Sharjah, UAE / SAMoCA Saudi Ministry of Culture.
Três camisas brancas, estrutura metálica
Três camisas, aparentemente semelhantes, estão suspensas acima do chão. Elas parecem pertencer à mesma pessoa, mas, na realidade, uma pertenceu ao avô do artista, a segunda ao seu pai e a terceira ao artista. Cada uma delas se refere a uma época específica e contém uma parte da história do Líbano
Copo, água (uma mistura igual de 28 águas minerais de 28 países europeus) e prateleira de madeira pintada
21 x 24 x 12 cm
Fita de álbum, cera de vela votiva, estrutura metálica
UNIQUE
66 X 14 X 27 CM
Mármore de Carrara, 1 cm³ de uma noite (Vale de Kadisha, Monte Líbano) e dobradiças metálicas
Unique
9 x 23 x 23 cm
5 pedras provenientes da Bélgica, Brasil, França, Grécia e Líbano, peças de um anel dourado, continentes, cascalho, estrutura metálica, deslocamento, amor, esperanças
Unique
138 x 87 x 64 cm
Vídeo, e-mail impresso coberto por cera, carpete, sapatos e estrutura metálica
5'
Papel do calendário, sol
Cada dia do calendário é exposto ao seu próprio sol, desde o nascer até o pôr do sol: 9 de agosto sob o sol do Monte Líbano; 20 de setembro sob o sol de Maastricht, Holanda; e 7 de outubro sob o sol de Faraya, Líbano
Carbono e spray preto sobre papel e estrutura metálica (série contínua)
o tempo dormido é apagado do dia branco. Cada noite produz um novo desenho
Unique
50 x 70 cm
Cubos de mármore de Carrara, estrutura metálica, bicicleta
Dimensões variáveis
Terra de Brasília, armário, carpete, estrutura metálica, fotografia e projeção
300 x 250 x 350 cm
Máscara para dormir em avião, cera de vela votiva e sonhos (série em andamento).
38 x 9,5 x 6 cm
5 pedras provenientes da Bélgica, Brasil, França, Grécia e Líbano, peças de um anel dourado, continentes, cascalho, estrutura metálica, deslocamento, amor, esperanças
Unique
170 x 106 x 64 cm
Neon
A.P. 1/1 (edição total de 3 + 1 A.P.)
320 x 200 x 5 cm